Comece 2018 se cuidando

Você prometeu se cuidar mais em 2018? Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, perder peso, parar de fumar são algumas das promessas e metas mais comuns feitas na virada do ano e, sim, nunca é tarde para uma mudança no estilo de vida.

 

Alguns alimentos, principalmente os industrializados, podem conter substâncias nocivas às células capazes, inclusive, de mutar o material genético delas. Nessas circunstâncias, aumentam as chances do desenvolvimento de tumores malignos em diferentes órgãos do corpo.

 

Separamos alguns exemplos de alimentos que aumentam a chance de câncer:

 

- Carnes processadas

 

Linguiça, salsicha, mortadela, carnes secas, presunto, e outros são alimentos ricos em nitritos e nitratos que, ao entrar em contato com o estômago, são capazes de promover a mutação do material genético das paredes do órgão.

 

- Alimentos com agrotóxicos

 

As frutas encontradas nos mercados podem fazer bem à saúde, mas muitas vezes, estão contaminadas com pesticidas e fertilizantes com altos níveis de nitrogênio.

Dê preferências a frutas orgânicas e nunca se esqueça de higienizá-las bem antes do consumo.

 

- Churrasco

 

O problema não é a carne em si, mas sim a fumaça que impregna nela com dois fortes componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto.

- Refrigerante e adoçantes

 

Essas bebidas contêm altas doses de adoçantes, inclusive do ciclomato de sódio, proibido nos Estados Unidos, mas liberado no Brasil em refrigerantes da linha “zero”. O aspartame é outro conhecido nas bebibas “diet”, responsável por enfermidades como câncer e problemas cardíacos.

 

- Pipoca de micro-ondas

 

O saco de pipoca é revestido por uma substância chamada ácido perflutooctanoic (PFOA), também encontrada em objetos de Teflon. Ao entrar em contato com o milho da pipoca, também rico em conservantes, e ser ingerida a substância pode aumentar o risco de tumor no ruim, bexiga, fígado, pâncreas e testículos.

 

E não é só o câncer, outras doenças graves ou leves podem ser causadas por maus hábitos alimentares. Cuide da sua saúde neste ano e nos próximos e faça periodicamente os exames de rotina recomendados pelo seu médico.

 

Agende sua consulta no Instituto Vitale.

SOLICITE SEU AGENDAMENTO