O que é Colelitíase?

Apesar de assustar, a maioria dos casos de pedra na vesícula não apresentam sintomas e muitos pacientes podem passar a vida inteira sem serem diagnosticados.

 

A vesícula biliar, localizada próxima ao fígado, armazena a bile que tem como função digerir as gorduras e auxiliar na absorção de nutrientes como as vitaminas A, D, E e K. O cálculo na vesícula pode surgir devido à quantidade de substâncias na bile, como colesterol e cálcio, tornando-a saturada e ocasionando a dor.

 

Além da cólica biliar, principalmente após as refeições, o paciente pode apresentar febre, cor amarelada nos olhos ou na pele, diarreia frequente, enjoos, vômitos e perda de apetite. Ao apresentar esses sintomas, procure um cirurgião geral ou um gastroenterologista e realize os exames por ele recomendados, o diagnóstico geralmente é feito pelo exame de ultrassom.

 

O tratamento recomendado é a cirurgia de retirada da vesícula.

 

Alguns cuidados com a alimentação podem te ajudar a prevenir a formação dessas pedras, como evitar gorduras e carboidratos e apostar em uma dieta rica em fibras. Pessoas com o colesterol alto, sedentárias, com hipertensão arterial e diabetes também estão mais suscetíveis a desenvolver esse problema.

SOLICITE SEU AGENDAMENTO