Problemas digestivos: Como evitar? 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% da população mundial sofre de problemas digestivos, sendo que 90% desses não procura ajuda médica e atua com a automedicação.


A correria no dia a dia, excesso de comidas e bebidas, frituras e álcool predispõe o organismo e desenvolver problemas digestivos recorrentes.


Para evitar essa indisposição é preciso um consumo maior de água, pois manter o corpo hidratado é fundamental para facilitar a digestão e absorção de nutrientes, o ideal são dois litros por dia. Comer sem pular as refeições também auxilia na prevenção, com o estômago cheio o metabolismo é acelerado e tem que transformar o alimento em energia.


As hortaliças, como verduras e legumes, são saudáveis, pouco calóricas, ricas em substâncias antioxidantes, vitaminas e fibras, que ajudam na digestão e na ação reguladora que protege os intestinos. As frutas também são ricas em nutrientes, água, vitaminas, sais minerais e fibras, ótimo consumo diário.


Fugir dos alimentos industrializados é um bom caminho para driblar os problemas digestivos, esses produtos combinam sal, gorduras indesejadas, açúcar e condimentos indesejáveis que fazem mal para o organismo.


Outro fator importante é a mastigação, quanto mais triturados estiverem os alimentos ao chegarem no estômago, melhor será a absorção, aproveitamento dos nutrientes e a digestão.


Mas, se você tem sentido desconforto estomacal recorrente, a melhor alternativa é buscar a ajuda médica.


Agende sua consulta no Instituto Vitale.

 

SOLICITE SEU AGENDAMENTO