Responsável Técnico | Dr. Daniel Eichemberg F. e Maia CRM:107.990
A chegada de um filho é um momento extremamente marcante. O pré-natal é um componente indispensável para que esse período seja vivido da forma mais saudável possível. Através dele, é possível conferir a saúde da gestante e do bebê, diminuindo o risco de
possíveis sustos durante a gravidez.
Mais do que checar o andamento da gestação, o pré-natal auxilia a gestante a manter uma gravidez mais saudável, esclarece dúvidas sobre as mudanças no corpo materno, assim como sobre o crescimento e desenvolvimento do bebê, além de preparar os futuros papais para os cuidados exigidos pelo pós-parto.
O que é o pré-natal?
O pré-natal consiste no acompanhamento médico-obstétrico indicado para toda gestante. Ele deve ser iniciado, de preferência, três meses antes da concepção (para gestações planejadas) e pode se estender até o pós-parto - período de 45 dias após o nascimento do bebê, conhecido como puerpério.
Quantas consultas preciso fazer?
O Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN), do Ministério da Saúde, recomenda que devam ser realizadas, no mínimo, seis consultas de pré-natal.
Elas devem ser distribuídas, preferencialmente, da seguinte maneira: uma consulta no primeiro trimestre da gestação, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre.
O número de consultas aumenta nos três últimos meses para avaliar riscos de parto prematuro, pré-eclâmpsia, eclampsia, entre outros problemas que podem ocorrer nesse período.
Quais exames serão solicitados?
Na primeira consulta, o médico irá solicitar uma bateria de exames, incluindo hemograma completo e ultrassonografias. No pré-natal existem exames que são obrigatórios e também os complementares.
Exames obrigatórios:
⦁ Hemograma completo;
⦁ Ultrassonografias;
⦁ Tipagem sanguínea e fator Rh;
⦁ Coagulograma;
⦁ Glicemia de jejum;
⦁ Sorologias para hepatite B, VDRL (Sífilis), HIV, toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus;
⦁ Protoparasitológico de fezes (exame de fezes);
⦁ Colpocitologia oncótica.
Exames complementares:
⦁ Amniocentese e biópsia de vilo coriônico;
⦁ Teste de tolerância oral a glicose;
⦁ Teste da fibronectina fetal;
⦁ Ecocardiograma fetal;
⦁ Teste de Coombs.
Entre em contato com o Instituto Vitale e agende já sua consulta de pré-natal!
© 2020 Instituto Vitale. Todos os direitos reservados.